Dener Giovanini

 

Currículo Completo
Dener Giovanini é o ambientalista brasileiro de maior renome internacional, reconhecido como "Empreendedor Social Notável" pelas três maiores organizações de empreendedorismo do mundo: Ashoka, Avina e Schwab Foundation.
Participou ativamente de importantes ações ambientais no Brasil, como a fundação do Partido Verde no país em 1987 e a Eco 92 no Rio de Janeiro.
Em 2003 recebeu do Secretário Geral da ONU, Kofi Anan, a maior distinção mundial na área ambiental, prêmio que só outro brasileiro havia recebido anteriormente: Chico Mendes.
Autor de diversos livros e artigos sobre Ecologia e Terceiro Setor, Giovanini e a organização fundada por ele, a RENCTAS, tornaram-se um study case da Universidade de Harvard devido a estratégias inovadoras que ele implementou para alcançar excelentes resultados em um curto período.
Giovanini foi apresentador do quadro "O Brasil é o Bicho!" no programa Fantástico da TV Globo.
Sua produtora cinematográfica, a DGCA, realiza diversos projetos de comunicação ambiental e produz documentários para a TV e Cinema.

Ambientalista, jornalista e documentarista cinematográfico, Dener Giovanini é colunista de meio ambiente do Estadão on line: http://blogs.estadao.com.br/dener-giovanini.


Atividades
Ambientalista
Diretor, Produtor e Roteirista de documentários ambientais.
Consultor de Comunicação e Relações Institucionais com o Terceiro Setor.
Empreendedor Social.



Títulos
Letras - UFRJ
Biologia - USS -Vassouras - RJ
Jornalismo - IESB - Brasília

Livros Publicados
Dicionário Enciclopédico Ilustrado Veja/ Larousse, Vol. 11, pág. 1199, Verb. GIOVANINI, Dener, Ed. Abril, 2006.
“Empreendedores Sociais em Ação”, co-autor. Cultura Editores Associados, 2001.
“Actitudes des Hacia la Fauna en Latinoamérica”, co-autor. Humane Society International 2100L. Street, NW Washington. DC.
“1º Relatório Nacional Sobre o Tráfico de Fauna Silvestre”, coordenador e editor. RENCTAS, 2001.
“Animais Silvestres - Vida à Venda”, coordenador e editor. Dupligráfica. Brasília. DF.
“Revista Biodiversidade Brasil”, coordenador e editor. RENCTAS 2002.
Aproximadamente 86 artigos publicados em jornais e revistas.

Prêmios e Homenagens
1999 - Medalha da Ordem do Grande Oficial - ordem ao Mérito da Polícia Militar, outorgada pelo Governo do estado do Rio de Janeiro em reconhecimento a grande contribuição no combate aos crimes ambientais.
1999 - 2003. Reconhecido como Fellow pela Ashoka: Innovators for the Public.
2002 - Título de Colaborador Emérito Ambiental - outorgado pelo Governo do Distrito Federal e a Polícia Militar, em reconhecimento aos esforços de combate ao comércio ilegal da vida selvagem no Brasil.
2003 – Medalha do Congresso Nacional, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nação na proteção ambiental do país e por sua atuação na condução da instituição.
2003 - Título de Cidadão Paulistano - outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimentos aos relevantes trabalhos na defesa da fauna e no combate ao tráfico de animais silvestres.
2003 - Reconhecimento de Notável Empreendedor Social da Schwab Foundation.
2003 - UNEP Sasakawa Award - Em cerimônia realizada na cidade de Nova York – EUA, recebido das mãos do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o prêmio Unep-Sasakawa, considerada a mais importante e prestigiada distinção ambiental do mundo.

2004 - Prêmio Verde das Américas, recebido na Escola de Guerra Naval, na cidade do Rio de Janeiro. O prêmio homenageia as principais personalidades ambientais que se destacaram ao longo do ano.
2006 - Um dos 50 Heróis Ambientais do planeta, segundo a revista Currier Internacional.
2007 - Eleito pelo jornal Le Monde como um dos 100 maiores ambientalistas do mundo.
2008 - Apontado pela Revista NewsWeek como um dos 100 líderes ambientais mundiais.
2009 - Escolhido pela revista japonesa Sokotoko com o 24º ambientalista mais influente da Terra.


Publicações
Um Ambientalista no Século XXI: Por Favor, Não Defendam a Natureza!, O Eco
O APOCALIPSE SEGUNDO AS BACTÉRIAS - O Globo