Carlos Alberto Sardenberg



Currículo Completo

CARLOS ALBERTO SARDENBERG, jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, das 12 às 14 hs, pela CBN, rede nacional de radiojornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo. Escreve uma coluna em O Estado de S.Paulo, às segundas-feiras, e outra coluna, às quintas-feiras, no jornal O Globo. Mantém um blog no www.g1.com.br.
Mantém o site http://www.sardenberg.com.br/, com informações e comentários econômicos. Foi apresentador do telejornal da Gazeta Mercantil e apresentador do Roda Viva, programa da entrevistas da Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).
Em 37 anos de jornalismo, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.
Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior.
De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad) - ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.
De 1987 a 88, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.
Outras atividades principais que exerceu:
Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil;
Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo;
Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.

 
  Atividades
Âncora do programa CBN Brasil
Comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews) e do Jornal da Globo, da TV Globo
Colunista dos jornais O Estado de S.Paulo e Globo

Títulos
Jornalista

Livros Publicados
”Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado”, editora Companhia das Letras, 1987.
”Jogo Aberto”- Brasiliense, 1989.
“O Assunto é Dinheiro” – Editoria Saraiva, 2006, com Mara Luquet.

Prêmios e Homenagens

Publicações
”A rendição dos tucanos”, O Globo, 25/10/2006
”Pelo lado das mentiras”, O Estado de São Paulo, 16/10/2006
”Fracasso total”, O Globo, 03/08/2006
”Quando os gringos somos nós”, Folha de S. Paulo, 01/05/06
”Em defesa da globalização”, O Estado de São Paulo, 24/04/2006
”A reforma que falta ”, O Globo, 09/02/2006