Chieko Aoki



Currículo Completo

A empresária está à frente, como presidente, da Blue Tree Hotels, rede que congrega 27 hotéis e resorts de alto padrão.
É diretora executiva da Noah Gastronomia e referência no Brasil e na América Latina, quando se trata de sucesso e empreendedorismo. O espírito inovador da “Sra. Aoki” sempre primou pela qualidade de serviços e produtos, desde o início de sua vida profissional.
Exerceu sua carreira em diversos lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, Ásia e Europa, mas concentrou-se no Brasil, onde iniciou sua trajetória de sucesso, em 1982, como Diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park São Paulo. No ano seguinte, assumiu a Vice-Presidência: “Nosso objetivo era expandir a marca Caesar Park no mercado internacional, motivados pelo enorme sucesso obtido no país”, comenta. Em 1986, chegou à Presidência da Caesar Park Hotels & Resorts, na ocasião com 12 estabelecimentos, síntese da hotelaria de luxo e altamente qualificada – onde imprimiu seu talento, criando um incomparável “brand” de serviços hoteleiros.
Nesse mesmo ano, Chieko Aoki tornou-se Presidente da Westin Hotels & Resorts, a mais antiga e tradicional companhia hoteleira nos Estados Unidos, com hotéis em todo o mundo. Seu conhecimento é constantemente reciclado e aprimorado com viagens pelo mundo, o que lhe permite criar seu estilo próprio e sempre inovador na hotelaria nacional.
Em dezembro de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente ao comando da Administradora Caesar Towers, marca que criou em 1992 para hotéis de categoria 4 estrelas e que mostrava na ocasião expressivo crescimento no país.
Em setembro de 1998, de acordo com sua estratégia de expansão, mudou o nome da administradora para Blue Tree Hotels.
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, fez cursos em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos. Fala fluentemente português, inglês, japonês e espanhol, e participa de diversas organizações de âmbito privado e governamental para o desenvolvimento do turismo e da indústria hoteleira nacional. Contribui também para o desenvolvimento das relações econômicas, empresariais, sociais e culturais no Brasil e no exterior.
Em 2002, foi incluída na exclusiva lista da revista de economia e negócios Latin Trade, que selecionou 44 dirigentes de grandes corporações na América Latina considerados os mais eficazes "apagadores de incêndio" em seus respectivos países. Ainda em 2002, o Jornal Valor Econômico também incluiu Chieko Aoki entre os 22 empresários a receberem o prêmio “Executivo de Valor”.

 
  Atividades
Presidente da Blue Tree Hotels.
Diretora executiva da Noah Gastronomia.

Títulos
Direito pela Universidade de São Paulo.
Pós-graduação em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio.
Cursos em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.

Livros Publicados

Prêmios e Homenagens
Prêmio na categoria Entretenimento, Hotéis, Restaurante e Turismo, Jornal Valor Econômico, 2001.
Troféu “Mulher Influente” pelo Jornal MG Turismo, de Belo Horizonte, 2002.
“Personalidade de Turismo 2002”, na categoria Hotelaria Nordeste, pelo jornal Folha do Turismo.
Prêmio de “Empreendedora do Ano 2002”, Revista Isto é Dinheiro.
Prêmio Cláudia na categoria Negócios, 2004.
Prêmio Personalidade do Turismo 2005 – Categoria Resorts – iniciativa da Folha do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa, novembro de 2005.
Prêmio As Mulheres mais Influentes do Brasil, na categoria TURISMO E HOTELARIA, organizado pela Gazeta Mercantil e pela Revista Forbes, 2005.

Publicações