Nizan Guanaes



Currículo Completo

NIZAN GUANAES é chairman do Grupo abc, holding brasileira composta por 15 empresas nas áreas de publicidade, serviços de marketing especializado, conteúdo e setores de entretenimento. O empresário nasceu em 1958, em Salvador, na Bahia, onde graduou-se em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia. Um dos publicitários mais premiados do mundo, é dele o comercial “Hitler”, o único brasileiro apontado pelo Advertising Age entre os melhores do século XX.
Nizan Guanaes começou sua carreira como redator publicitário ainda em sua terra natal. De lá, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na Artplan. Em 1985, mudou-se para São Paulo, tendo a DPZ como sua nova casa. Seguiu para a W/GGK (hoje W/McCann).
Em 1989, comprou a marca DM9, nome que até então batizava a agência nascida em Salvador, com o objetivo de transformá-la, a partir de São Paulo, em uma empresa de atuação nacional. A agência protagonizou rápido crescimento, chamando a atenção do mercado internacional e, em 1997, associou-se à DDB, tornando-se DM9DDB.
Em 2000, concluiu a venda da DM9 à rede internacional DDB Worldwide e deixou o mercado publicitário para fundar o primeiro portal de internet gratuito do País, o iG, até hoje um dos maiores do Brasil.
Em 2002, quando terminou a quarentena determinada pelo contrato de venda da DM9, decidiu retornar a seu mercado de origem, mas, desta vez, para fundar a agência Africa e um grupo de comunicação – a exemplo de outras grandes multinacionais. Para fundar o grupo, voltou a reunir os mesmos sócios de sua primeira empreitada, João Augusto Valente e o Banco Icatu. Em 2007, outros dois sócios entrariam para o Grupo abc: o Gávea Investimentos e Sergio Valente (hoje presidente da DM9DDB).
Entre os brasileiros mais influentes
Um dos anunciantes mais premiados no mundo, ele é o único brasileiro selecionado pela Advertising Age como um dos melhores anunciantes do século 20. Em junho de 2010, o Financial Times publicou uma reportagem que aponta Nizan como um dos cinco brasileiros mais influentes. A matéria fala um pouco da história de cada um desses empresários/executivos e, no caso de Guanaes, destaca o seu papel como embaixador do País. Em 2010, recebeu mais um prêmio: a revista PODER, em parceria com The Americas Business Council Foundation (ABC), concedeu a Guanaes o “Poder ABC Business Award” por sua visão empreendedora.
Em 2011, Guanaes foi incluído pela revista Fast Company na lista dos 100 empresários mais criativos do mundo em 2011.
Atualmente, Nizan Guanaes mantém uma coluna quinzenal no jornal “Folha de S. Paulo”.
Ativismo social
Por mais de 20 anos Nizan tem dedicado grande parte de seu tempo a causas sociais, principalmente relacionados ao empreendedorismo, educação e preservação do patrimônio cultural do Brasil.
Em 2011, Nizan Guanaes foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, dando continuidade ao trabalho que ele e o Grupo abc desenvolvem através de iniciativas de responsabilidade social no Brasil e no mundo, como a parcerias com escolas no Brasil e com a Clinton Foundation/CGI. Também é um membro ativo da Endeavor e presidente da Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO no Brasil.
História do Grupo abc
O Grupo abc nasceu em março de 2002 com a DM9DDB – ao saber da intenção de Nizan Guanaes e Guga Valente de retornarem ao mercado publicitário, a DDB propôs à dupla o retorno à sociedade, desta vez como grupo, pois, pouco depois já inauguraria a Africa (dezembro 2002) e MPM (julho de 2003). Em 2005, a LODUCCA se juntou ao grupo formando LoduccaMPM, que mais tarde voltaria a se chamar apenas LODUCCA. Em 2007, o Grupo abc, expandiu suas atividades para a área de below-the-line e empresas de diversos serviços especializados se juntaram, como b!ferraz, Sunset, NewStyle, entre outras. Em abril de 2008, o Grupo abc, anunciou sua primeira empresa no exterior, a agência Pereira & O’Dell, nos Estados Unidos, eleita pela Advertising Age a Small Agency do Ano de 2010. A segunda, a Dojo, também nos EUA, veio em 2009, ano em que a holding também iniciou suas operações na área de entretenimento e conteúdo. Tanto a Pereira & O’Dell quanto a Dojo ficam em São Francisco.
Em abril de 2011, Nizan e Grupo abc lançaram a XYZ Live, unindo melhores talentos no setor de entretenimento e conteúdo. Atualmente, Nizan Guanaes se concentra na expansão do seu grupo por meio de aquisições de agências, tanto no exterior, quanto no território brasileiro.
O ano de 2011, por exemplo, foi marcado pela abertura do escritório da Africa, em Nova York, e pela aquisição da Morya Brasil, a agência de publicidade mais antiga em atividade no País.
A holding como está agora é composta por 15 empresas e mais de 2.100 empregados.

 
  Atividades
Chairman do Grupo abc
Embaixador da Boa Vontade da UNESCO
Presidente da Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO no Brasil
Membro ativo da Endeavor
Colunista quinzenal no jornal "Folha de S. Paulo"

Títulos
Administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia.

Livros Publicados

Prêmios e Homenagens
Apontado como uma das doze lendas vivas da propaganda mundial no Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
Cinco vezes líder empresarial do setor de Comunicação pela Gazeta Mercantil.
Duas vezes vencedor do Prêmio Caboré como Melhor Empresário da Indústria da Comunicação.
Escolhido pela Revista Dinheiro, um dos cinco Empreendedores que fizeram o ano de 2003 acontecer.
Selecionado pela Advertising Age como um dos melhores anunciantes do século 20
Financial Times aponta Nizan como um dos cinco brasileiros mais influentes, junho 2010
Revista PODER, em parceria com The Americas Business Council Foundation (ABC), concedeu a Guanaes o “Poder ABC Business Award”, em 2010
Revista Fast Company, lista dos 100 empresários mais criativos do mundo em 2011

Publicações